NOSSA HISTÓRIA

A LUKAS DO BRASIL é a importadora oficial e exclusiva dos produtos artísticos da tradicional marca alemã LUKAS, que atualmente faz parte do grupo Daler-Rowney - Lukas, adquiridas pelo grupo F.I.L.A. em 2016.

As famosas tintas alemãs chegaram ao nosso país em 1995, sendo importadas inicialmente por Flávio Flörsheim e a arquiteta Sônia Tocalino, em São Paulo.

Em 2000, com o falecimento precoce de Flávio, Sônia assumiu o comando integral da empresa.

Algum tempo depois, no ano de 2011, a jornalista e artista plástica paulistana Sara Nach virou sócia de Sônia e assumiu o marketing e divulgação da marca aqui pelo Brasil.

Infelizmente, Sara faleceu repentinamente em 2016, deixando saudades e o trabalho de divulgação para sua filha Débora, que também é advogada. Desde então, Débora e Sônia vêm trabalhando muito, sozinhas, para trazer excelentes materiais artísticos para nossos artistas brasileiros. Sônia realiza toda a parte logística, fazendo com que os produtos cheguem direitinho na sua casa e Débora é responsável pela comunicação visual e interação nas redes sociais.

 

A LUKAS

Em 18 de outubro de 1862, o Dr. Franz Schoenfeld (nascido em 1829), tio-trisavô do atual Diretor Gerente, fundou a empresa ‘Fabricantes de Tintas e Telas para Artistas Dr. Fr. Schoenfeld’, na cidade de Düsseldorf, na Alemanha.

O pai do Dr. Fr. Schoenfeld possuía uma loja de materiais especiais para artistas, em frente à respeitada Academia de Arte de Düsseldorf, a qual ainda era aclamada, em 1902, como ‘a maior e mais antiga da sua categoria’. Foi na loja de seu pai que o Dr. Fr. Schoenfeld descobriu seu próprio interesse em arte e materiais artísticos.

O Dr. Fr. Schoenfeld estudou em Glessen e Heidelberg. Após graduar-se como Doutor em Filosofia aos 20 anos, foi trabalhar como assistente, na Universidade de Londres, e depois na da Holanda, onde expandiu seus conhecimentos e desenvolveu seu entendimento científico.

Em 1892, ele mudou a firma para um novo endereço, em frente ao "Düsseldorfer Malkasten-Vereinshauses" (Associação de Pintura de Düsseldorf), um local internacional de reunião, até os dias de hoje, de artistas, arquitetos e escritores. Em 1911, o fundador faleceu, mas a gerência da LUKAS já estava com seu filho, Paul Schoenfeld. 

A produção de aquarelas é feita pela LUKAS desde a sua fundação. Uma das grandes vantagens das aquarelas líquidas é a sua aderência rápida ao pincel. O Dr. Fr. Schoenfeld encontrou um modo de conseguir esta aderência nas aquarelas de pastilha produzidas pela LUKAS. Fazendo isto, ele criou a ‘aquarela artística úmida’.

Desde o princípio, o Dr. Fr. Schoenfeld instalou na empresa um compromisso com a qualidade, sem concessões. Nossas receitas foram otimamente formuladas de acordo com as mais modernas técnicas de pintura, e utilizando apenas os melhores pigmentos e aglutinadores. Através de uma fabricação de alta qualidade constante, podemos garantir o brilho e a permanência das cores, o que é um dos maiores pré-requisitos para assegurar a durabilidade das obras de arte ao longo de muitas gerações. As tintas artísticas LUKAS são reconhecidas entre as melhores disponíveis para os artistas que primam pela qualidade de suas obras.

O símbolo LUKAS foi adotado na virada para o século 1900, constituindo-se numa importante decisão de política de marca, e continua moldando a nossa imagem corporativa. Inspirado em São Lucas, o santo protetor e patrono dos artistas, tornou-se o nome para todos os produtos do fabricante Dr. Fr. Schoenfeld. O símbolo em si tem se ajustado às tendências e estilos gráficos ao longo do tempo, o que o faz uma representação verdadeira da empresa LUKAS.

Em 1943, a produção e o prédio da LUKAS foram destruídos por um bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial. A produção foi retomada em um local alternativo na cidade de Forchheim. Em 1945, a produção voltou para Dusseldorf.

Em 1960, devido ao aumento no interesse pelas tintas artísticas LUKAS, a empresa mudou-se para um novo local, nas cercanias de Düsseldorf, onde a fábrica ficou localizada até 2013, quando foi adquirida pela Daler-Rowney Ltda. A produção, então, foi movida para Bracknell, na Inglaterra.

A empresa permaneceu propriedade da família fundadora por muitos anos. Em 1907, Paul Schoenfeld assumiu a direção da companhia de seu pai, e um pouco antes de sua morte, em 1919, passou-a ao seu sobrinho, Dr. Eduard Talbot. Em 1957, a filha de Eduard, Christa Heusgen-Talbot, herdou a companhia, e a passou para seu filho, Hubertus Heusgen, in 1998, que se manteve Diretor Gerente por muitos anos.

Em 2009, a LUKAS adquiriu a fabricante de tintas NERCHAU, da cidade de Leibzig (Lípsia), que era conhecida por produzir tintas para artesanato e hobby, como acrílicas, tintas para tecidos, para porcelana e vidro. As linhas Acryl Paint, Textile Art, Seiden Art e Porcelan Art foram muito comercializadas, inclusive aqui no Brasil. 

Um dos colaboradores mais conhecidos da LUKAS foi o Professor Hans-Gert Muller, editor da 12ª e 15ª edições dos ‘Max-Doerner Classics’ e responsável, no período entre 1964 e 1973 pelo desenvolvimento de boa parte das receitas de cores (mistura de pigmentos) que são, em parte, ainda usadas e vendidas hoje em dia . A obra ‘Os materiais do Artista e seu uso em pintura’ sempre foi, e ainda é, um livro de referência de técnicas de pintura, disponível em alemão, inglês e espanhol.

Os produtos LUKAS têm estado sempre de acordo com as mais modernas técnicas e tecnologias artísticas. Um exemplo disto é o fato de ter sido a LUKAS, em 1964, a primeiro fabricante na Europa a produzir tintas artísticas acrílicas. A LUKAS também foi a primeira a desenvolver uma tinta a óleo solúvel em água no continente europeu. Esse empenho da LUKAS em obter materiais artísticos de qualidade superior levou muitos artistas de grande reputação a confiar na qualidade das nossas tintas ao longo dos anos.

Um dos mais conhecidos é Vincent van Gogh, que escreveu, numa carta a seu irmão, em 1885, que tinha adquirido tintas de Schoenfeld em Düsseldorf. Os irmãos Achenbach também escreveram que estavam usando somente tintas de Schoenfeld, porque estavam extraordinariamente satisfeitos com elas. Além disto, pintores e designers gráficos modernos, como Josef Beuys e Hans-George Baselita, os designers dos musicais Stella, também vieram a confiar na qualidade superior da LUKAS.

Em 2018, o depósito da Lukas foi movido para a cidade de Annonay, na França.

Em 2022, a LUKAS celebrou seu aniversário de 160 anos e continua a produzir e distribuir tintas e materiais artísticos de qualidade por mais de 80 países!  

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao clicar em "Aceito" ou continuar a visualizar o site, você concorda com nossa política de uso de cookies.