Clique aqui e veja a carta
de Vincent van Gogh
.
Blog TINTAS LUKAS
Facebook TINTAS LUKAS
Fanpage TINTAS LUKAS

 

 

Em 1862, o Dr. Franz Schoenfeld (nascido em 1829), tio-trisavô do atual Diretor Gerente, fundou a empresa ‘Fabricantes de Tintas e Telas para Artistas Dr. Fr. Schoenfeld (LUKAS)’, localizada em Düsseldorf, na Alemanha.

O pai do Dr. Fr. Schoenfeld possuía uma loja de materiais especiais para artistas, em frente à respeitada Academia de Arte de Düsseldorf, a qual ainda era aclamada, em 1902, como ‘a maior e mais antiga da sua categoria’. Foi na loja de seu pai que o Dr. Fr. Schoenfeld descobriu seu próprio interesse em arte e materiais artísticos.

O Dr. Fr. Schoenfeld estudou em Glessen e Heidelberg. Após graduar-se como Doutor em Filosofia aos 20 anos, foi trabalhar como assistente, na Universidade de Londres, e depois na da Holanda, onde expandiu seus conhecimentos e desenvolveu seu entendimento científico.

Em 1896, ele mudou a firma para um novo endereço, em frente ao ‘Düsseldorfer Malkasten’, (Estojo de Pintura de Düsseldorf), um local internacional de reunião, até os dias de hoje, de artistas, arquitetos e escritores.

A produção de aquarelas é feita pela LUKAS desde a sua fundação. Uma das grandes vantagens das aquarelas líquidas é a sua aderência rápida ao pincel. O Dr. Fr. Schoenfeld encontrou um modo de conseguir esta aderência nas aquarelas de pastilha produzidas pela LUKAS. Fazendo isto, ele criou a ‘aquarela artística úmida’.

Desde o princípio, o Dr. Fr. Schoenfeld instilou na empresa um compromisso com a qualidade, sem concessões. Nossas receitas foram otimamente formuladas de acordo com as mais modernas técnicas de pintura, e utilizando apenas os melhores pigmentos e aglutinadores. Através de uma fabricação de alta qualidade constante, podemos garantir o brilho e a permanência das cores, o que é um dos maiores pré-requisitos para assegurar a durabilidade das obras de arte ao longo de muitas gerações. As tintas artísticas LUKAS são reconhecidas como estando entre as melhores disponíveis para os artistas que primam pela qualidade da obra.

O símbolo LUKAS foi adotado na virada para o século 1900, constituindo-se numa importante decisão de política de marca, e continua moldando a nossa imagem corporativa. Inspirado em São Lucas, o santo protetor dos artistas, tornou-se o nome para todos os produtos do fabricante Dr. Fr. Schoenfeld. O símbolo em si tem se ajustado às tendências e estilos gráficos ao longo do tempo, o que o faz uma representação verdadeira da empresa LUKAS.

Em 1960, devido ao aumento no interesse pelas tintas artísticas LUKAS, a empresa mudou-se para um novo local, nas cercanias de Düsseldorf, onde a fábrica está localizada até hoje.

Desde o início, a empresa permanece propriedade da família fundadora. Em 1907, Paul Schoenfeld assumiu a direção da companhia de seu pai, e um pouco antes de sua morte, em 1919, passou-a ao seu sobrinho, Dr. Eduard Talbot. Em 1957, a filha de Eduard, Christa Heusgen-Talbot, herdou a companhia, e a passou para seu filho, Hubertus Heusgen, in 1998, o qual é até hoje o Diretor Gerente.

Um dos colaboradores mais conhecidos da LUKAS foi o Professor Hans-Gert Muller, editor da 12ª e 15ª edições dos ‘Max-Doerner Classics’. A obra ‘Os materiais do Artista e seu uso em pintura’ sempre foi, e ainda é, um livro de referência de técnicas de pintura, disponível em alemão, inglês e espanhol.

Os produtos LUKAS têm estado sempre de acordo com as mais modernas técnicas. Um exemplo disto é o fato de ter sido a LUKAS, em 1964, o primeiro fabricante na Europa a produzir tintas artísticas acrílicas. Isto, somado ao empenho da LUKAS na obtenção de uma qualidade superior, levou muitos artistas reputados a confiar na qualidade das nossas tintas ao longo dos anos. Um dos mais conhecidos é Vincent van Gogh, que escreveu, numa carta a seu irmão, em 1885, que tinha adquirido tintas de Schoenfeld em Düsseldorf. Os irmãos Achenbach também escreveram que estavam usando somente tintas de Schoenfeld, porque estavam extraordinariamente satisfeitos com elas. Além disto, pintores e designers gráficos modernos, como Josef Beuys e Hans-George Baselita, os designers dos musicais STELLA, também vieram a confiar na qualidade superior da LUKAS. Os produtos LUKAS estão hoje disponíveis em cerca de 80 países, entre os quais o Brasil.

Uma das maiores obras a óleo do mundo foi pintada com tintas LUKAS,
por Alf Rolfesen, na Prefeitura de Oslo em 1943.

A filosofia tradicional da empresa, desde seu início até nossos dias, pode ser resumida na frase: ‘Preços adequados e qualidade sem concessões’.
Nossa prioridade máxima é servir a todos os pintores, restauradores e artistas.

O primeiro passo é uma apurada seleção de matérias-primas que são cuidadosamente misturadas num processo que leva ao menos 30 minutos

e então trituradas até um máximo de 14 vezes

As tintas são armazenadas até um máximo de 6 semanas para cura. Depois disto, são submetidas aos testes de qualidade, após os quais é feito o processo de envasamento.

topo

Todos os direitos reservados © Lukas do Brasil | homehistóriaprodutosclientescontato
telefone: (11) 3871-0212